Chamar o sacerdote para os enfermos

O doente não só deve receber com alegria os auxílios da religião, mas deve ser o primeiro a pedí-los.

A presença do sacerdote deve-lhe encher o coração de um sentimento de profunda gratidão para com Deus, que se dignou enviar-lhe seu ministro.

Da recepção ou omissão dos Santos Sacramentos, depende muitas vezes a salvação ou condenação de uma alma; donde se conclue que, grande obra de caridade é procurar que os doentes recebam os Santos Sacramentos.

Os pais, os amigos e parentes são os que devem principalmente exercer esta obra de caridade; não se deve, porém, esperar que o doente esteja grave e quase que às portas da morte.

Quando a doença reveste-se de uma certa gravidade, deve-se avisar o Pároco ou outro sacerdote, que com prudência e bondade preparará o enfermo a receber os Santos Sacramentos.

Assim o doente cumprirá com facilidade e satisfação esta grave obrigação.

Não se tema, com isto, espantar o doente; ao contrário, os sacramentos darão a saúde à alma, e até ao corpo se convier ao bem de sua alma.

Em se tratando de ajustar as cousas terrenas, não se teme notificar claramente ao enfermo a gravidade da doença; por que, pois, não se há de fazer o mesmo, desde que se trata de arrumar os negócios da alma?

Que cousa horrorosa é morrer na inimizade de Deus! Que remorsos crudelíssimos não hão de experimentar as pessoas, que por sua culpa, deixaram morrer, sem os Santos Sacramentos, algum doente!

Que doce torna-se morrer, quando se é confortado pelos Santos Sacramentos! Que consolação maior, para os parentes e amigos, que confiar grandemente que a pessoa falecida goza, ou gozará muito em breve das delícias inebriantes do Paraíso!

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s