Para divulgação: Instituto Nossa Senhora do Rosário.

Capela do Santo Rosário, Anápolis/GO

Esta congregação feminina é – segundo o Padre Jahir Britto, fundador da Familia Beatae Mariae Virginis, – a “versão feminina” da FBMV, com o diferencial de que 1- não são monjas e, 2- são voltadas particularmente para a educação da infância, em especial de meninas.

O fundador, o padre Fernando, até onde sei, amigo de muitos anos do padre Jahir, superior dos monges da Bahia, certamente criou uma obra de grande serventia para a formação destas futuras cristãs: tanto que a obra, para socorrer outros lugares com católicos tradicionais, já não está presente apenas em Anápolis, mas já tem uma fundação em Nova Friburgo/RJ: o colégio São Bento e Santa Escolástica.

Interior da Igreja do Santo Rosário, Anápolis/GO

Interior da Igreja do Santo Rosário, Anápolis/GO

Em busca de maiores detalhes para escrever esta matéria, fui ao site da FSSPX-Brasil, e percebi que o Instituto das irmãs rosarianas já não se encontra mais entre as suas comunidades amigas, e se ligarmos o fato de que as mesmas estão unidas aos beneditinos de Nova Friburgo no auxílio às almas locais, então me parece possível concluir que todas as comunidades religiosas amigas da FSSPX no Brasil romperam com a mesma, depois do espetáculo de deposição de armas de D. Fellay e da expulsão de Monsenhor Williamson.

É realmente uma pena, mas diante do liberalismo conciliar as posições devem ser claras, e é por falta de clareza que chegamos onde estamos. Mas Deus proverá! Não pretendo divagar mais sobre o assunto: voltemos ao tema!

Faltam-me dados precisos, mas segundo o blog Pale Ideas, até outubro de 2012 o instituto era composto por 27 religiosas, sendo 20 em Anápolis, vinculadas ao Colégio São José, e as demais em Nova Friburgo, atendendo numa escolinha vizinha do Mosteiro de Santa Cruz. No Colégio São José há por volta de 90 alunas. É uma escola localizada na zona rural, com bem razoável infra-estrutura e uma grande capela.

Enquanto isso, na jovem fundação de Nova Friburgo, os trabalhos de construção ainda avançam, devagar e sempre…

Colégio São Bento e Santa Escolástica, Nova Friburgo/RJ

Colégio São Bento e Santa Escolástica, Nova Friburgo/RJ

Ao que parece, faz parte dos projetos do fundador a construção de um internato para meninos em Anápolis. Em Nova Friburgo, ao que parece, o colégio é misto.

Mas além da função social e de formação religiosa, o grande destaque que se deve dar às irmãs é a reza diária do Rosário, assim como fazem os monges Marianos da Bahia.

Que a obra cresça segundo a vontade de Nosso Senhor. Que cresça de maneira discreta, humilde, e que cresçam em santidade todos os envolvidos: pais, alunos, benfeitores, o padre, as irmãs e as professoras graduadas externas.

É uma obra pia, não deixem de contribuir, segundo suas possibilidades. Deixo aqui algumas fotografias que encontrei no site do Mosteiro de Santa Cruz de Nova Firburgo/RJ e no blog Pale Ideas. Vale igualmente a pena passar a vista numa crônica de uma visita do padre Cardozo ao local.

Mais fotografias abaixo:

Padre Fernando

Padre Fernando

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Alunos de Nova Friburgo

DSC02569

Procissão no colégio São José

anapolis 2

As irmãs e as alunas no ginásio do colégio São José

Transporte escolar do colégio São José

Transporte escolar do colégio São José

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em você sabia? e marcado . Guardar link permanente.

25 respostas para Para divulgação: Instituto Nossa Senhora do Rosário.

  1. Maria de Fátima disse:

    pessoas não católicas trabalham nesse colégio

  2. Maria de Fátima disse:

    digo no outro colégio em nova friburgo !!!!! Tem uma evangélica trabalhando lá !!!!!

    • Caroline Juliane Rodrigues disse:

      Minha senhora se aqui no colégio em Anápolis as professoras são todas católicas,imagina em Nova Friburgo que é o Mosteiro da Santa Cruz no qual o monsenhor D.Richard Williamson frequenta?

  3. Nossa não entendo isso , como contratam uma protestante para trabalhar lá,eu que sou católica já me ofereci para trabalhar voluntariamente ,tenho formação na área da educação, e nunca me deram nem um retorno…

  4. thairyne disse:

    eu quero ir pra la ???

  5. Patricia Franco Teles disse:

    Boa noite, tenho 2 filhas, como faço para que sejam alunas?

  6. Thainara $heron Alves Moura Mendes disse:

    ThainaracUm local onde se encontra a verdadeira paz.

  7. Maria Eduarda disse:

    aqui e a maria edurada q ja estudou la la e um lugar lindo to com muita saudade e fique sabendo q eu ainda reso e fasso tudo oq la me enssinaram beijo a todas as irmas

  8. Abdel krajah disse:

    Boa noite gostaria de saber se vcs sistemas de internato pra meninas. Se é gratuito ou se vcs tem sistema de bolsas desde já agradeço por qualquer contato que venha ter.

  9. Gabriel Albuquerque disse:

    Vocês tem o contato das irmãs rosarianas? Essas que usam o hábito preto, que estão nas fotos… Se tiverem, passem-me, por favor, pois uma amiga está procurando um convento tradicional para ingressar!

  10. Maria Eduarda Fernandes de Oliveira disse:

    Mais quanta calúnia!!!, não fiquei interna lá por tanto tempo, na verdade não fiquei nem um ano, mais não por que o colégio e “ruim” ELE É O MELHOR COLÉGIO QUE VICE IRÁ VER NA VIDA!!!!isto eu garanto, só não fiquei lá pq a saudade da família falou mais alto,as professoras podem até ser de outras religiões, e tals, eu não vi UMA, trabalhadora que não seja católica lá, mais já que falam tanto, affs, olha lá em um colégio muito bom, lá aprendemos a apreciar músicas clássicas e músicas de Deud, a maioria das missas, rezas e músicas, são em latim, mais garanto que é muito fácil para se aprender, pois vc canta e fala, as mesmas coisas, então você decora, decorei em um pouco mais de um mês. Eu já aviso que não são todas as internas que são umas “santas”, não falo que elas atentam, mais sim que algumas que são um pouco chatas com outras internas, mais nada que superemos, pois estamos lá por Deus, não pelas amizades, o ensino lá e aparentado a de muitos colégios particulares, e até melhores, lá recebi um ensino que levarei para a vida, eu SUPER recomendo, é o melhor colégio interno do universo.

  11. Elaine disse:

    Como faço pra iniciar como fleiras

    • Para fazer parte desta família, ligue para (62) 3346-1161 ou (62) 3311-3314 ou enviar um e-mail para institutorosarion@hotmail.com

      • Bruna de morais abrenhosa disse:

        Eu,amo,esse lugar, também fui interna como todas essas que disseram, convivi com elas por anos,sei quem são, e por isso,repito a mesma coisa porque tivemos a mesma formação:ser interna ou religiosa,é quem realmente ama a DEUS e a N.S.sai esse ano e desde o momento em que estive lá nem um segundo se quer me deparei com pessoas que trabalham lá protestantes. Eu recomendo para todos que querem Deus irem ,o mundo em q vivemos hoje é cruel e maligno, se pudermos refugiar nossa alma em um lugar como esse então vamos!

  12. Rosa de Fátima Almeida de Oliveira - Anápolis disse:

    O Instituto Nossa Senhora do Rosário é uma local de formação religiosa muito abençoado por Deus. Padre Fernando e as irmãs recebem a todos que vão visitá-los com um carinho muito especial. E cheio de paz. Estar na Igreja lá, é estar num cantinho do céu.Sempre que posso vou visitar o Instituto e participar da Santa Missa. Além das religiosas e estudantes, tem a formação cristã para meninas a partir dos 5 anos, que aprendem a viver no mundo para Deus. Vivem de ajuda e contribuições. Faça parte dessa obra de Deus: AJUDE COM DOAÇÃO. DEUS LHES PAGUE.

  13. São as melhores pessoas que já conheci na vida (essas irmãs, tratam com meninas de todas as formas e em algumas da vezes é preciso castiga-las já que não podem ter contato físico), os pais vão cientes e as meninas também, eu colocarei minha filha lá porque sei que serão educadas na fé, na ética e na moral e se pudesse voltar pra lá eu voltaria porque nunca amei tanto a Deus como lá. É especial. Inesquecível.

  14. Ana Vi disse:

    Então fui para lá por conta da ligação com a fraternidade São Pio X que eu participo( Arujá e Vila Mariana)ambos em São Paulo. Fiquei menos de 1 ano lá e posso dizer q foi uma experiência maravilhosa !! Só saí de lá por conta que a saudade bateu mais forte. O internato era muito bom mesmo !! mais o Colégio nem se fala ganha de muitos outros q estão por aí , a estrutura pode não ser aquela, mais o ensino é maravilhoso.
    E Pensam em uma Irmã q explica muito bem ?? Ah as aulas de História eram as minhas preferidas com a irmã Cecília. Tinham algum eventos ao longo do ano como feira de ciências ,festa junina, concursos e etc.
    Preparar o tapete de corpus crhist fui uma experiência única, só quero deixar aqui o quanto q lá fez muito bom para mim…
    Eu também tinha um pouco de cobranças sabe ? Tanto por conta das meninas quanto por tanto das irmãs, mais sabia q eu só era cobrada para eu melhorasse a cada dia … Ah e é claro q as meninas lá não são todas aquelas santas sabe… sempre tem algumas q são bem implicantes, mais fazer o q, ninguém lá era obrigada a ser santa, estávamos lá para buscar a santidade…
    Enfim, hoje em dia rezo muito pelas meninas porque não é fácil ficar longe dos pais e para isso precisam ser fortes, corajosas e pedir muita ajuda do Espírito Santo Para que ajudem elas a preservarem porque como eu já disse, não é nem um pouco fácil. Mais é isso, saudades imensas daquele lugar q eu amo, está e estará para sempre no meu coração. !! ❤️

Deixe um comentário