Pentecostes

Imagem

Pentecostes quer dizer o quinquagésimo dia depois da Páscoa. Esta solenidade, a terceira do tempo pascal, é ao mesmo tempo a sua conclusão e o seu complemento.

Neste dia nasceu a Igreja. Terminara Jesus a obra da Redenção. Era, pois, necessário assegurar-lhe os frutos, e para esse fim enviou, dez dias depois, o Divino Espírito Santo. A religião do amor havia de espalhar-se como um fogo ardente sobre a terra inteira. Sua missão é renovar a face da terra, e Ele a cumpre assistindo a Igreja, guardando nela pura e infalível a doutrina, suscitando novos Apóstolos e missionários da fé. O Espírito Santo, diz Santo Agostinho, é na Igreja o que a alma é em nosso corpo.

Três lugares há na Igreja onde o Espírito Santo opera de maneira especial: o confessionário, o púlpito e o altar. Recebei o Espírito Santo, disse Jesus, conferindo aos Apóstolos o poder de perdoar os pecados. O sermão é obra não do homem, mas do Divino Espírito Santo. O Sacerdote é apenas o instrumento para propagar a doutrina da Igreja. A Santa Missa ainda é mais particularmente a obra do Espírito Santo. Assim se operou o milagre da Encarnação pelo Divino Espírito Santo, assim é o Divino Espírito que transubstancia o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

A importância do Mistério de Pentecostes, sendo tão grande, não é de admirar que a Igreja lhe tenha destinado na santa Liturgia, a mesma categoria que para a festa da Páscoa.

A cor litúrgica desta solenidade e de toda a oitava é a vermelha, que simboliza o fogo do Amor divino que o Espírito Santo ateou nas almas.

(No mistério do Cristo)

Pentecostes é uma palavra que significa “quinquagésimo” (dia), pois é celebrada 50 dias depois da Páscoa da Ressurreição.

Folia do Divino (ou bandeira do Divino), manifestação religiosa e cultural luso-brasileira para honrar o Divino Espírito Santo, comum da oitava ao dia de Pentecostes.

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário