Off-topic: curiosidades sobre o evolucionismo (particularmente sob Darwin)

“A Charles Darwin de um autêntico amigo seu”

Esta dedicatória está escrita num livro chamado O CAPITAL, de Karl Marx. Karl Marx, o teórico do evolucionismo na história, através do materialismo histórico – A história se moveria por interesse material, como resultado da luta de classes – do opressor e do oprimido.

Thomas Malthus

O espiritismo kardecista é igualmente sintonizado com o darwinismo e – como demonstrou repetidas e monótonas vezes os membros da Montfort – além de tudo, racista, é igualmente evolucionista, pois prega que os espíritos, através de diversas reencarnações, se aperfeiçoam através da evolução.

E Heinrich Himmler, chefe da SS nazista, fez seu o ensinamento de Darwin: “A lei da natureza deve seguir seu curso por meio da sobrevivência dos mais aptos“.

A única maneira de se explicar essa relação, é a de que o darwinismo era, de certo, pelo menos logicamente, favorável à eliminação dos menos aptos. E através da seleção natural se chegaria, teoricamente, em certo igualitarismo. E isso se deduz da própria seleção darwiniana. A seleção natural, para Darwin, normalmente eliminaria as mutações e “novidades evolutivas”, mantendo a homogeneidade genética da população. E isso é o que claramente postula o “neo-darwinismo”.
Portanto, os indivíduos tendem a ser iguais entre si, ao mesmo tempo em que os mais fracos, débeis ou inferiores (menos aptos) são eliminados. E aí está a ponte entre as duas ideologias, o Nazismo e o Comunismo. Não se trata ainda da negação da aplicabilidade às sociedades humanas, dita por Darwin.

Darwin e Marx

Da mesma forma, Darwinismo e Capitalismo são ideologias com relação histórica. É conhecido que Darwin foi muito influenciado pelas previsões de Malthus. Darwin herdou do capitalismo a idéia da sobrevivência do mais adaptado ao mercado. A livre-concorrência encontrou justificativa no Darwinismo, ainda que Darwin não tenha se pronunciado explicitamente sobre o assunto. Sobre a livre-concorrência, John Rockfeller, advogado ferrenho do evolucionismo, teria dito: “não é uma má idéia no negócio empresário. É simplesmente o operar de uma lei da natureza e de Deus“. Repare que ele conseguiu incluir uma religiosidade em suas teses capitalistas e evolucionistas. Capitalismo e Comunismo encontram convergências no Darwinismo.
O ponto principal é que não se pode negar que tais ideologias, e tantas outras que destroem o mundo moderno, serviram-se naturalmente da teoria de Darwin.

Darwin e Kardec

O eugenismo, criado por Francis Galton, primo de Darwin, também não pode ser tomado como mera distorção do darwinismo. Se eles eram primos, era de se supor que se conheciam, e também no nível das idéias. E por que Darwin, que se mostrava um cientista tão escrupuloso, nunca previniu explicitamente o mundo contra o eugenismo?

Para quem não sabe, a eugenia foi utilizada em larga escala em várias nações do século XX. Assim países escandinavos, a Alemanha nazista esterilizaram populações. E o mesmo fez os EUA, esterilizando descendentes de italianos, por considerá-los uma raça mediterrânea inapropriada; e dizem que também a Argentina, por exemplo, com sua população negra que habitava Buenos Aires…

Francis Galton e Charles Darwin

Pois foi um primo de Darwin o pai da Eugenia, e visto que os dois trabalhavam na mesma área, é de estarrecer que Darwin nada disse contra esta teoria absurda. Nunca preveniu ninguém contra esta teoria baseada afinal de contas no conceito do “mais apto”.
Tanto não previniu, que um dos cientistas selecionistas mais conceituados do início do séc. XX, R. Fisher, propôs hipóteses importantes em genética de populações e foi, ao mesmo tempo, um dos maiores advogados do eugenismo na Inglaterra. Esse cientista fez parte do grupo que difundiu a “Nova Síntese Evolutiva”, ou neo-darwinismo, tratando de biologia, sem, aparentemente, suas aplicações práticas na sociedade humana. É “ciência para inglês ver”, e para ser ensinada, “inocentemente”, em todas as escolas modernas.
O tal “efeito da reversão” não nega o eugenismo, uma vez que “as qualidades morais progridem (…) pelo efeito do hábito, pela instrução, pela instrução, pela religião, etc.” Se a moral evolui, conforme o sentido da frase, por que o eugenismo não poderia ser moralmente correto, para aquela sociedade? A evolução moral é, por isso, outro erro condenável, defendido também por Darwin, fonte para tantas ideologias modernas.

E falar em evolucionismo aplicado à história e à moral faz recordar Auguste Comte, o pai do positivismo.

Só para constar: Comte era discípulo do revolucionário utópico Saint-Simon. Comte era mentalmente desequilibrado, a ponto de ter sido internado num hospício em Paris… E depois tornou-se professor da Escola Politécnica, profeta e fundador da religião positivista.

Segundo Comte, a primeira fase da humanidade seria a teológica. Nesse período, os homens, levados pelo medo, imaginaram deuses, para explicar o mundo. A seguir houve uma fase filosófica, metafísica ou atéia. Finalmente, numa terceira fase positiva ou científica, os homens explicariam todos os fenômenos por meio da Ciência.

O incrível é que, depois disso, Comte elaborou uma Religião do Positivismo, na qual os grandes vultos da Humanidade– cientistas e heróis — ocupariam o lugar que antes fora dos santos.  
    Nessa Religião Positiva, haveria uma Trindade Divina formada pela Humanidade, ou o Grande Ser; a Terra, que Comte chamava de o Grande Fetiche;  e o Meio ou o Espaço. Partindo do cientificismo materialista, Comte chegou à idolatria do Homem.
    Dessa Religião atéia e panteísta, Comte se fez o Sacerdote Supremo.
    Comte atingiu o maior ridículo ao elevar sua amante Clotilde de Vaux ao mais alto posto de santidade da Religião Positivista. Essa loucura só teve algum êxito — muito temporário, claro — na França.
    Mas houve um país em que a Religião do Positivismo pegou fundo: foi o Brasil.
    Aqui, o Coronel Benjamim Constant Botelho Magalhães — aquele que foi a alma da proclamação da República Brasileira, e que agora, por isso mesmo, virou nome de rua em todo o país — espalhou essa Religião do Positivismo no Exército Nacional. O lema da República, posto em nossa bandeira, é o lema positivista: (Amor), Ordem e Progresso.
Tinha que ser o Brasil… Só mesmo nosso augusto país para acreditar nas mais ridículas fábulas que os piores entre os franceses inventavam… Ainda hoje existem templos positivistas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Nem a própria França os têm. O mesmo para o kardecismo. Kardec é um desconhecido para os franceses, veio causar sensação justo aqui…
Dá desgosto…

Auguste Comte

Diz-me com quem andas…

Vê-se o que há em comum entre o espiritismo, o evolucionismo biológico, o capitalismo, o socialismo, o nazismo, a eugenia e o positivismo? Um erro filosófico muito antigo. Um VÍCIO de pensamento presenciado em Heráclito de Éfeso, nos tempos da Grécia Antiga, entre os Brâmanes, entre os gnósticos, etc. Este erro que rege nosso mundo, e que é a alma de todos estes sistemas falsos, bizarros e assassinos chama-se evolucionismo.

E em termos estritamente católicos, o que é o evolucionismo aplicado à religião? É a heresia chamada por São Pio X de cloaca de todas as outras; é a heresia condenada e triunfante do modernismo. E o que está por baixo desta grande Hidra de Lerna evolucionista, que têm tantas cabeças mas um só corpo?

O que vem por baixo é a doutrina que diz que há em todas as criaturas materiais uma centelha divina particular, que, à medida em que se reencarna ou se evolui, vai tomando consciência de si mesma e se libertando da matéria, afim de juntar-se um dia a todas as centelhas aprisionadas, refazendo a divindade. Isso se chama GNOSE.

Tal como a Hidra de Lerna, o que há em comum entre todas estas “cabeças” da hidra (capitalismo, positivismo, socialismo, eugenia, nazismo, darwinismo, espiritismo) é um vício filosófico antigo chamado evolucionismo, e que em religião conduz diretamente à gnose, e no catolicismo, ao modernismo.

*As fontes estão todas no site Montfort.

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s