O tempo de quaresma

O Papa São Leão I (Magno), no século V, dirigiu ao povo estas palavras: “A sabedoria divina estabeleceu este tempo propício de quarenta dias, afim de que as nossas almas se pudessem purificar, e por meio de boas obras e jejum, expiassem as faltas de outros tempos. Inúteis seriam porém os nossos jejuns, se neste tempo os nossos corações se não desapegassem do pecado“.

As práticas exteriores que devem desenvolver em nós o espírito de Cristo e unir-nos a seus sofrimentos, são o jejum, a oração e a esmola.

O jejum é imposto pela santa Igreja a todos os fiéis, depois dos 21 anos completos até atingirem os 60 anos.

A abstinência começa a obrigar desde os 7 anos.

O Prefácio da Quaresma descreve-nos os efeitos salutares do jejum, e aqueles que por motivos justos são dele dispensados, não o estarão do jejum espiritual, isto é, de se privarem de festas, teatros, leituras puramente recreativas, etc…

A oração. Assim como a palavra jejum abrange todas as mortificações corporais, do mesmo modo a palavra oração compreende todos os exercícios de piedade feitos neste tempo, com um recolhimento particular, como sejam: a assistência à Santa Missa, a Comunhão frequente, a leitura de bons livros, a meditação, especialmente da Paixão de Jesus Cristo, a Via-Sacra, e a assistência às pregações quaresmais.

A esmola compreende as obras de misericórdia para com o próximo. Já no antigo testamento está dito: “Mais vale a oração, acompanhada do jejum e da esmola do que amontoar tesouros” (Tob. XII, 8).

Renovemos em nós a graça do Batismo, e façamos dignos frutos de penitência!

(No mistério do Cristo).

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s