O Advento

O tempo de preparação de 3 a 4 semanas, que precede a festa de Natal é chamado Advento. Isto quer dizer que o Redentor do gênero humano está, por assim dizer, em caminho para vir a nós, enquanto nós nos preparamos para recebê-lo. A consciência dos nossos pecados nos faz desejar ardentemente e esperar a vinda do Redentor e Salvador do mundo.

Estas quatro semanas recordam-nos a primeira vinda do Salvador, em carne, e levam-nos a pensar numa segunda vinda, no fim do mundo, quando Ele há de vir não mais como em Belém, com as mãos cheias de misericórdias, mas como Juiz dos vivos e dos mortos. Hora incerta que devemos temer e para a qual, segundo o aviso do temer e para a qual, segundo o aviso do Senhor, cumpre estarmos preparados.

Como devemos celebrar o Advento? Tenhamos em primeiro lugar, um grande desejo do Salvador, desejo esse que nasce da convicção firme da necessidade absoluta da Redenção. Isaías, profeta do Antigo Testamento, coloca em nossa boca as palavras: “Enviai, ó céus, o Justo“. E a santa Igreja faz-nos exclamar nas orações: “Veni, Domine, et noli tardare” (vinde Senhor, e não tardeis)”.

Em segundo lugar, devemos manter em nós o espírito de penitência. São João Batista exorta-nos: “Fazei dignos frutos de penitência“. A salvação só se aproximará de nós, se afastarmos o pecado e se fizermos penitência pelas faltas cometidas.

Passemos, por fim, este tempo em doce expectação com Maria, Mãe de Jesus. A Santa Igreja, de maneira toda especial, lembra-se dela neste tempo, acrescentando nas Missas uma segunda oração em sua honra, e festejando, logo nos primeiros dias, a sua Imaculada Conceição. Cada uma das Missas é uma Encarnação do Filho de Deus, e cada uma das santas Comunhões que fazemos neste tempo, faz nascer o Filho de Deus em nós, auxiliando-nos para que possamos dignamente celebrar a festa de Natal.

Luz do Céu: Curso de Religião para o Ginásio. 1º tomo: o Credo. Edição: Livraria da Doutrina Cristã, Edições Salesianas, 1958.

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s