Instituição e efeitos da Eucaristia

Jesus Cristo anunciou o mistério da Eucaristia, dizendo:

Eu sou o pão vivo, que desci do céu“.

Si alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo“.

Começaram então os judeus a interrogarem-se uns aos outros, dizendo: “Como pode este dar-nos a sua carne a comer?

E Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: si não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós“.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida“. (S. João VI, 51 a 56).

Escandalizaram-se os judeus ao ouvir estas palavras e até alguns discípulos de Jesus o abandonaram.

Jesus então disse aos apóstolos: “E vós quereis também ir?”

Pedro em nome de todos respondeu: “Senhor, a quem iremos? Vós tendes palavras de vida eterna.

Pedro teria pensado: “Jesus nos disse que devemos comer seu corpo e beber seu sangue. Ele saberá a maneira de fazê-lo com grande facilidade“. 

E na verdade: debaixo das espécies do pão e do vinho é muito fácil comer o corpo de Jesus e beber o seu sangue.

Jesus instituiu a Eucaristia na última ceia antes da Paixão.

Consagrou o pão e o vinho dizendo:

Este é meu Corpo. Este é meu Sangue; fazei isto em memória de mim”.

Jesus Cristo instituiu a SS. Eucaristia para três fins principais.

1º Para que a Santa Missa fosse o sacrifício perene do Novo Testamento.

2º Para alimentar as almas com um manjar divino, por meio da Comunhão.

3º Para perpetuar a memória de sua Paixão e morte e para ser o penhor preciosíssimo de seu amor para com os homens, e de vida eterna.

Efeitos principais que produz a Sagrada Eucaristia, em quem a receber dignamente:

1º Conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça;

2º Perdoa os pecados veniais e preserva dos mortais;

3º Consola a alma e a fortalece, aumentando a caridade e a esperança na vida eterna de que é penhor.

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

