QUINTO MANDAMENTO

O quinto mandamento é: Pagar dízimos segundo o costume; ou dar esmolas para o sustento do culto divino.

Tudo o que possuímos, temos recebido de Deus. É portanto muito justo contribuir para o decoro e o esplendor do culto divino, oferecendo para ele parte dos mesmos bens que Deus nos concedeu.

Este sacrifício dos bens, que se faz para honorificar a Deus, é um sinal de agradecimento e também de reconhecimento do supremo domínio que o Senhor tem sobre nós e sobre nossas cousas.

Os sacerdotes fizeram grandes sacrifícios para instruir-se suficientemente; devem estar sempre prontos para administrar os Santos Sacramentos, instruir os fiéis e guiá-los pelo caminho que conduz a eterna bemaventurança.

Além disso, os sacerdotes que são os ministros de Jesus Cristo, devem por vontade do mesmo Deus, dedicar-se exclusivamente ao culto divino e procurar o bem das almas. Portanto, os fiéis estão obrigados a prover o sustento dos ministros do culto. São Paulo disse: “O que serve ao altar, vive do altar“.

Em muitas partes, não se conta com outras entradas para cobrir os gastos que exige a manutenção do culto divino, afora das esmolas dos fiéis e dos direitos de estola, ou emolumentos estabelecidos para as Missas, os funerais, batizados e casamentos.

Tais direitos não são preço da Missa, do batizado ou casamento, mas sim, uma esmola para o sustento do culto divino e dos ministros.

Por conseguinte, os que podem, têm obrigação de satisfazer a estes direitos. Contudo, aos pobres, e por isso, impossibilitados de pagá-los, faz-se tudo de graça, especialmente os batizados e casamentos.

Deve-se ainda contribuir com outras esmolas, cada um segundo suas posses, para custear os gastos do culto divino especialmente para a conservação da igreja paroquial.

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s