Ouvir Missa

Quem falta à Missa em dia festivo, sem justo motivo, comete pecado mortal.

Dispensa da audição da Missa uma causa relativamente grave.

Santa Missa Solene (domingo Gaudete) rezada no Rito Tradicional Latino

A Missa deve-se ouvir inteira e com devoção. Missa inteira que dizer desde o princípio até o fim. Cumpre-se com o preceito ouvindo em tempo distinto para de uma Missa e parte de outra; convém que a Consagração e a Comunhão sejam de uma mesma Missa. Não assistindo o princípio da Missa até antes do ofertório, ou o restante depois da Comunhão até o fim, é falta leve.

A Consagração é a parte essencial da Missa; basta assistir a ela para ouvir realmente a Missa, si bem que, para cumprir com o preceito, nos dias festivos, deve-se assistir desde o princípio até o fim.

Pode-se ouvir Missa e confessar-se ao mesmo tempo. Pode-se ouvir várias Missas contemporâneamente fixando a atenção especialmente em uma.

Além de ouvir Missa, convém ocupar o dia festivo em outras obras boas; assistir ao sermão, às vésperas, ler algum bom livro etc.

PS: (Pode-se notar algumas passagens que causariam estranheza aos católicos que não alcançaram o bom tempo em que se rezava a Missa segundo o rito gregoriano-tridentino; estes preceitos todos referem-se à Missa Tradicional, pois naqueles tempos piedosos não existia a concelebração, e uma igreja com vários altares poderia, por exemplo, ter várias missas sendo rezadas ao mesmo tempo, com cada altar ocupado por um padre. Então, o católico que chegasse atrasado, poderia assistir a parte que não alcançou, dirigindo-se para o altar onde o padre estivesse principiando a Santa Missa, por exemplo. E como era normal que houvessem confessores na hora da Missa, afim que que os fiéis em pecado pudessem se confessar a tempo de receber o Corpo de Deus, então nota-se que estaria cumprindo preceito o católico que estivesse se confessando enquanto a Missa era rezada).

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

11 respostas para Ouvir Missa

  1. Olá, Bruno! Feliz 2011.

    Por favor retire o sucessão dos links pq o deletei. Obrigada por add.

    Vem cá, tinha colocado uma frase sua lá no sucessão que n consigo lembrar qual era, vc lembra?

  2. hmmm, lembro vagamente.
    Vou puxar aqui pela memória e te digo.
    Pena ter deletado, eram bons momentos de desabafo!

  3. Acho que encontrei.

    Vê se a frase foi essa aqui: “Agora há um compromisso com o mundo em demonstrar simpatias, sorrisos, falta de severidade”.

  4. Roberto F Santana disse:

    Que bela imagem do Cristo Crucificado.
    Essa capela é de sua região, Bruno?
    Gostaria de saber detalhes da imagem, se é antiga, se de gesso ou madeira.
    As mãos do Cristo estão abertas ou fazendo o sinal da Trindade?
    Creio que Dom Fellay já tenha rezado nessa capela.

  5. Era cansativo fazer o sucessão.

    Essa frase mesmo, obrigada. Vou colocar no novo blogue. Blogue vicia kkkkk

  6. Prezado Roberto,
    Por mercê de Deus e pela intercessão da Santíssima Virgem, esta é a igreja monástica de Nossa Senhora da Fé, ainda não dedicada, ainda não concluida, mas graças a Deus em plena atividade, para a glória de Deus e edificação dos fiéis católicos, particularmente os que vivem em Salvador, Lauro de Freitas, Candeias e Serrinha, fora os de outros lugares.
    É uma igreja com um altar mor, onde você pode ver o Cristo Crucificado, que é uma imagem nova, mas de confecção tradicional, sem as patifarias que vemos hoje em dia, dignas da DESarte moderna.
    Este grande crucifixo foi doado por uma boa alma que o fez em anonimato. Os padres e os monges estavam ocupados em seus afazeres, quando chegou a transportadora com a cruz.
    A Providência Divina é muito favorável com aquele mosteiro totalmente fiel a Deus. Há cinco anos, essa foto não poderia ser retirada, pois simplesmente não havia nada no local, além de alicerces no chão. Agora temos uma Igreja relativamente grande, e que será ampliada ainda mais (o altar mor com o crucifixo serão removidos, e empurrados ainda mais para trás, depois que derrubarem a parede onde eles se encontram).
    E no subterrâneo, ainda há o projeto da Cripta, onde se montará o Altar das Almas do Purgatório, um altar magnífico, que se encontra desmontado, pertencente a uma Igreja de Salvador que o jogou fora, em estilo neo-clássico de muito bom gosto e todo em mármore carrara, que segundo ouvi dizer, é um mármore extinto na natureza.
    Deus proverá isso também. A Virgem há de ser favorável com seus filhos, pois a Misericórdia de Deus permite que o padre Jahir declare que, em 41 anos de existência, nunca o Santo Rosário completo tenha deixado de ser rezado um dia sequer!
    Já pensou? Quarenta e um anos rezando o rosário sem faltar um só dia? O resultado é que as graças chovem…
    D. Fellay esteve no ano passado aqui, para crismar alguns fiéis e fazer uma breve conferência. Eu tirei as fotos e as lancei na internet.

  7. Ana Maria, favor divulgar o novo blog, para que eu possa inclui-lo na lista.

  8. N sei se foi o comentário:
    Esse é o novo blogue:
    http://portantoentretantotodavia.blogspot.com/

    Estou tentando n falar sobre a Igreja, mas acho que n vou consegui..

  9. Já o inclui entre os demais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s