(Tópico-bônus VII) ORAÇÃO MENTAL OU MEDITAÇÃO

(do livro O pequeno Missionário, dos Missionários da Congregação da Missão, editora Vozes, Petrópolis, 8ª edição, 1958)

Importância da oração mental

 

Toda a terra está pervertida, diz a Sagrada Escritura, porque não há quem reflita em seu coração sobre as grandes verdades da religião; o que faz dizer a Santo Afonso de Ligório que sem meditação será difícil salvar-se. – Como há de ser então, dirá alguém, meditar é fácil para os padres, os religiosos, as pessoas instruídas; para o simples fiel é difícil, é impossível. – É um grande erro. Todo mundo pode meditar. Que é meditar? É aplicar nosso espírito e nosso corpo a uma verdade da fé, para esta consideração mover-nos a evitar o pecado, praticar a virtude, amar mais a Deus e ao próximo, etc.

Método para fazer a oração mental.

Eis aqui um pequeno método. A oração mental tem três partes:

  1. A preparação

A preparação consiste: 1º Em pôr-se na presença de Deus, em adorá-lo, humilhar-se diante de sua majestade e excitar-se à confiança em sua bondade. 2º Pedir ao divino Espírito Santo, pela intercessão de Maria SS., São José, do Anjo da Guarda e outros santos de nossa especial devoção, a graça de fazer uma boa oração. 3º Escolher o assunto da meditação: um mistério, uma grande verdade da religião, uma virtude, um vício. É bom ter um livro de meditação.

II  O corpo da meditação

1º Refletir sobre este assunto: beleza do céu, bondade de Deus, fealdade do pecado, castigos do inferno. 2º Estas reflexões devem nos levar a formar afetos… desejo do céu, amor a Deus, medo do inferno. Este é o ponto mais importante da meditação, nele devemos insistir o mais possível. 3º Depois devemos tomar uma resolução, formar o propósito conforme o assunto que acabamos de meditar… evitar tal pecado, tal pessoa, ou tal lugar, praticar tal virtude, cumprir melhor tal dever, etc.

III Conclusão

1º Agradecer a Deus as luzes e os bons movimentos que nos comunicou como também pedir perdão das faltas, as distrações, cometidas durante a meditação. 2º oferecer-lhe as nossas resoluções. 3º Pedir-lhe a graça de sermos fiéis aos nossos propósitos.

Prometei-me, dizia Santa Teresa, todos os dias um quarto de hora de oração mental, e eu vos prometo o céu.

Santa Teresa de Jesus de Ávila

Sobre Bruno Luís Santana

Ego Catolicus Romanus sum.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para (Tópico-bônus VII) ORAÇÃO MENTAL OU MEDITAÇÃO

  1. João disse:

    Óptimo texto!

    Ajudou bastante, para mim hoje!

    Um abraço do além-mar, Portugal, Terra de Santa Maria.

  2. A_Catolica disse:

    Olá!

    Primeiramente gostaria MUITO de lhe agradecer por ajudar na divulgação do meu blog, o “Alexandria Católica”, pois foi através dele q cheguei aqui.

    Gostaria de lhe perguntar se, por acaso, vc tem este livro, “O pequeno missionário” digitalizado para divulgação. Achei excelente os trechos q li aqui no teu blog e gostaria de divulgar o livro completo lá no meu e assim tb ajudar na divulgação deste seu blog.

    Desde já agradeço a sua atenção,

    Que Nossa Senhora abençoe à vc e o seu apostolado,

    • Olá.
      Infelizmente os três livros que utilizo (Instrução Religiosa – quase na íntegra, que agora está prestes a chegar ao fim, O Pequeno Missionário e Luz da Fé) são muito pequenos e velhinhos, tentei uma vez fazer isso mas não obtive sucesso, me informaram que poderia prejudicar ainda mais seus estados. Desta forma, tento retirar deles o que há de melhor.
      Se algum dia eu conseguir mudar este quadro, te aviso. Emprestei-o uma vez, mas não quiseram tirar cópia para não abrí-lo, e não soltar suas páginas.
      Que A Santíssima Virgem auxilie a você e seu apostolado, In Mariae, Bruno Luís Santana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s